14 de junho de 2024
Ark Therapeutic Brasil

A maneira certa de alimentar um bebê usando uma colher

Você sabia que existe uma maneira certa e errada de alimentar uma criança com a colher? O procedimento errado de alimentação com colher envolve levantar a mão ao remover a colher da boca da criança. Como consequência, este método raspa a colher contra os dentes, gengivas e/ou lábio superior para retirar a comida da colher.

A maneira certa e errada de colher a alimentação
Alimentando um bebê da forma incorreta

Raspar não é a maneira normal e natural de se alimentar e especificamente para crianças com atrasos motores orais, é uma oportunidade perdida. Por isso, essa atitude não permite que os lábios façam o seu trabalho e se fechem em volta da colher e também pode forçar a cabeça da criança para trás enquanto ela tenta “puxar” a colher para cima. Podemos ver esse caso acontecendo na imagem acima.

Como fazer a alimentação com colher de maneira correta?

Primeiramente, coloque a colher em cima da língua e segure-a até que a criança feche os lábios. Em seguida, retire a colher da boca (reto e não em ângulo). Vale lembrar que o queixo também deve ficar reto e não inclinado para cima.

O ideal, é que as crianças fechem os lábios instintivamente, mas se não o fizerem, há algumas coisas que você pode fazer para auxiliar essa habilidade motora oral:

  1. Dê um tempo – talvez seja necessário manter a colher ali e esperar um momento para fechar os lábios.
  2. Você também pode pressionar suavemente a língua um pouco, estimulando assim, o fechamento dos lábios.
  3. Para crianças com defensividade oral, usando a Z-vibe com a Ponteira de Colher (dessa forma ela irá se transformar em uma colher vibratória), podendo assim, ajudar a “acordar” a boca ou diminuir sensibilidades. Fazer massagem nas gengivas antes das refeições (e ao longo do dia) também pode ajudar.
  4. Pode ser necessário fazer a abertura dos lábios, ajudando assim, o fechamento dos lábios.

Existem muitas técnicas diferentes que você pode utilizar para tentar abrir os lábios:

  • Abra suavemente o lábio superior para baixo com a ponta do dedo (ou com o dedo inteiro para obter mais informações). Depois, repita no lábio inferior, esticando-o suavemente para cima. Você também pode fazer isso com um Mordedor Y.
  • Aperte suavemente a pele entre o nariz e o lábio superior e estique-a. Em seguida, repita na pele logo abaixo do meio do lábio inferior, esticando suavemente para cima.
  • Toque o dedo indicador e o polegar juntos. Em seguida, coloque-os logo abaixo do nariz e afaste os dedos um do outro ao longo da linha dos lábios. Então, repita o mesmo movimento logo abaixo do lábio inferior.
  • Fique atrás da criança e coloque o dedo indicador acima do lábio superior e o dedo médio abaixo do lábio inferior. Em seguida, feche os dedos como uma tesoura para fechar os lábios.

Confira mais dicas sobre como alimentar corretamente uma criança

Vale lembrar que esticar os lábios antes da criança comer pode não ser suficiente. Entretanto, devemos observar como eles comem e se perderem o fechamento, você pode fazer os movimentos novamente.

Além disso, certifique-se de não colocar muita comida na colher. Quantidades pequenas ​​são ideais. Muita comida pode ser difícil de administrar por via oral. Confira nossas colheres de terapia alimentar favoritas .

Normalmente, quando vejo ou ouço falar de pais alimentando a criança de maneira errada, é porque não sabem que existe uma maneira correta ou porque estão com pressa. Então, agora que você é especialista na forma correta, reserve um tempo durante as refeições. Demora mais, mas haverá menos perda de comida, menos salivação e muito mais benefícios motores orais ao deixar os lábios se exercitarem.


Texto original escrito por Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP – no Blog Oficial da Ark Therapeutic dos EUA. A Falconn Distribuidora e Importadora é uma empresa que faz parte do grupo da BmB Terapêuticos. A Falconn é a distribuidora oficial da Ark Therapeutic no Brasil. Portanto, ambas as empresas são autorizadas a replicar os conteúdos oficiais da Ark Therapeutic no em português, no Brasil.

Debra C. Lowsky

Sobre a autora do post:

Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP

***Todo o conteúdo deste site, incluindo opinião médica e qualquer outra informação relacionada à saúde, é apenas para fins informativos e não deve ser considerado como um diagnóstico específico ou plano de tratamento para qualquer situação individual. O uso deste site e as informações contidas neste documento não criam uma relação médico-paciente. Sempre procure o conselho direto de seu próprio médico em relação a quaisquer perguntas ou problemas que você possa ter em relação à sua própria saúde ou à saúde dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *