14 de junho de 2024
Ark Therapeutic Brasil

Classificação da mandíbula

A classificação da mandíbula é a capacidade de avaliar visualmente até que ponto você precisa abrir a boca para dar uma mordida em certos alimentos e pronunciar certos sons da fala. Por exemplo, diga “ooooo” versus “aaahh” – você consegue sentir a diferença de altura em sua mandíbula? Ele precisa abrir um pouco para “eeee”, mas mais amplo para “oooh”. Ou imagine dar uma mordida em um biscoito fino em vez de um hambúrguer – há uma grande diferença na altura da mandíbula.

Classificação de mandíbula

Uma das minhas maneiras favoritas de trabalhar na classificação da mandíbula é com o Z-Vibe Animal Tips. Individualmente, cada ponteira é uma ótima ferramenta sensorial oral motora – elas têm muitos ‘entradas’ diferentes para a língua explorar, superfícies texturizadas para experimentar e rostos amigáveis ​​dos quais as crianças realmente gostam.

Classificação e estabilidade da mandíbula
Z-vibe Ponteira Animais – Ponteira Gato, Ponteira Rato e Ponteira Cachorro
Classificação e estabilidade da mandíbula
Verso das Ponteiras Animais com os classificadores de Mandíbula

Qual a forma de utilizar essa ferramenta?

As ponteiras dos animais também possuem blocos de mordida no verso para praticar a classificação da mandíbula (as partes circuladas na imagem acima). A ponteira do cachorro tem o bloco mais grosso, a ponteira do rato tem um bloco mais fino e a ponteira do gato tem o mais fino. Elas possuem três espessuras distintas, por isso podemos utilizá-las em sequência para aumentar gradativamente o nível de dificuldade:

  1. Comece com a ponteira do cachorro. Ele tem o bloco de mordida mais grosso, por isso será mais fácil de julgar visualmente e morder. A criança deve ser instruída a morder o bloco de mordida e segure por 3-5 segundos. Em seguida solte e repita.
  2. Depois que a criança puder avaliar visualmente como morder corretamente a ponta do cachorro, avance para a ponteira do rato e repita o processo. O bloco de mordida da ponteira do rato não é tão grosso e por isso será um pouco mais difícil de julgar.
  3. Depois que a criança puder avaliar visualmente como morder corretamente a ponteira do rato, avance para a ponteira do gato. O Gato tem o bloco de mordida mais fino e por isso será o mais difícil.
Jaw Grading & Stability
Verso das Ponteiras Animais

Antes de começar

Antes de começar, explique à criança o que você está fazendo e por quê, pois isso ajuda a aumentar a conformidade e diminuir a ansiedade. Além disso, certifique-se de que a criança não esteja mordendo o bloco de mordida. Você quer que eles segurem a mordida (isso é chamado de mordida sustentada). 

Por último, mas não menos importante, preste atenção também à mandíbula. Você não quer que a mandíbula abra muito ou não abra o suficiente. A criança precisa praticar para avaliar qual é a altura “certa”. Isso pode levar algum tempo e prática antes que eles entendam.

Você também pode trabalhar na classificação da mandíbula, permitindo que o indivíduo fale e explore as ponteiras dos animais. Suas bochechas, orelhas, rostos, etc. diferem em altura/espessura para fornecer uma variedade de posições de mandíbula alta e baixa. Por exemplo, você pode apresentar as orelhas do Gato ao indivíduo e fazer com que ele morda a orelha. Ou você pode segurar a ponteira lateralmente e fazer com que mordam a parte principal do rosto/ponta, o que proporcionará uma altura diferente e exigirá que a mandíbula se abra mais. Também gosto de usar o Mordedor Y pelo mesmo motivo – os três “braços” desta ferramenta para mastigar têm espessuras diferentes para praticar a classificação da mandíbula.

Importante lembrar

Antes de trabalhar na classificação da mandíbula, lembre-se de que a criança pode precisar consultar um fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional para controle do tronco e posicionamento adequado. A criança precisará ter estabilidade no tronco, por exemplo, antes de poder ter controle sobre a boca.

Para mais exercícios relacionados à força e estabilidade da mandíbula, clique aqui.


* Texto original escrito por Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP – no Blog Oficial da Ark Therapeutic dos EUA. A Falconn Distribuidora e Importadora é uma empresa que faz parte do grupo da BmB Terapêuticos. A Falconn é a distribuidora oficial da Ark Therapeutic no Brasil. Portanto, ambas as empresas são autorizadas a replicar os conteúdos oficiais da Ark Therapeutic no em português, no Brasil.

Debra C. Lowsky

Sobre a autora do post:

Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP

***Todo o conteúdo deste site, incluindo opinião médica e qualquer outra informação relacionada à saúde, é apenas para fins informativos e não deve ser considerado como um diagnóstico específico ou plano de tratamento para qualquer situação individual. O uso deste site e as informações contidas neste documento não criam uma relação médico-paciente. Sempre procure o conselho direto de seu próprio médico em relação a quaisquer perguntas ou problemas que você possa ter em relação à sua própria saúde ou à saúde dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *