22 de julho de 2024
Ark Therapeutic Brasil

Enchendo a boca de comida

Neste post Debra responde uma pergunta de uma mãe que quer saber como fazer para que seu filho não fique enchendo a boca de comida.

Pergunta: Como posso evitar que meu filho encha a boca de comida, mastigue corretamente e acabe não engasgando ao engolir? Ele tem 5 anos e é autista. Você tem alguma ideia de por que ele faz isso? Eu suponho que tenha algo a ver com as necessidades sensoriais orais dele, mas não tenho certeza.

Sim, você está certo! Encher a boca de comida provavelmente tem a ver com suas necessidades sensoriais. Enchimento bucal e armazenamento de comida na boca são sintomas comuns de hiposensibilidade oral, que é apenas um termo sofisticado para não ser totalmente capaz de sentir o que está acontecendo dentro de sua boca. Dessa forma, os indivíduos hipersensíveis são subsensíveis, com consciência oral limitada. Como resultado, eles podem encher a boca na tentativa de realmente sentir a comida.

Pequenas mordidas não fornecem informação sensorial suficiente; é somente com mordidas maiores que eles conseguem sentir a comida nas bochechas e na língua. E sem essa informação, é difícil desenvolver um padrão correto de mastigação e deglutição. Imagine não ser capaz de sentir a comida na boca – não só é difícil controlar a comida, mas também é assustador! Portanto, ele precisará trabalhar para aumentar a consciência oral e  normalizar as sensibilidades orais .

Além disso, me pergunto se ele está comendo muito rápido e precisa de ritmo.

Observe algumas questões sobre a mordida

Dê uma mordida em tudo o que ele está comendo e conte quantas mastigações são necessárias para quebrar a comida. Em seguida, diga a ele que ele precisa mastigar pelo menos X quantidade de vezes em cada mordida. Deixe-o engolir, conte até três e depois dê outra mordida. Isso deve atrasá-lo um pouco. Você pode criar uma programação visual com palavras ou imagens para mostrar essas etapas.

Recheio de boca e embolsamento de comida

Também pode ajudar mostrar a ele exatamente o tamanho que uma mordida deve ter. Você pode cortar os pedaços nos tamanhos certos para ele. Ou você pode deslizar um pedaço de comida pelo  The Right Bite, uma tecnologia que permite ensinarmos os pacientes a mordida correta. Isso permitirá que você apresente a ele exatamente a porção certa para que ele possa ver o quanto deve morder. Com o tempo, ele melhorará no julgamento visual da comida.

Como sempre, o melhor é consultar um fonoaudiólogo e/ou terapeuta ocupacional com formação em questões sensoriais para uma avaliação completa pessoalmente.


* Texto original escrito por Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP – no Blog Oficial da Ark Therapeutic dos EUA. A Falconn Distribuidora e Importadora é uma empresa que faz parte do grupo da BmB Terapêuticos. A Falconn é a distribuidora oficial da Ark Therapeutic no Brasil. Portanto, ambas as empresas são autorizadas a replicar os conteúdos oficiais da Ark Therapeutic no em português, no Brasil.

Debra C. Lowsky

Sobre a autora do post:

Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP

***Todo o conteúdo deste site, incluindo opinião médica e qualquer outra informação relacionada à saúde, é apenas para fins informativos e não deve ser considerado como um diagnóstico específico ou plano de tratamento para qualquer situação individual. O uso deste site e as informações contidas neste documento não criam uma relação médico-paciente. Sempre procure o conselho direto de seu próprio médico em relação a quaisquer perguntas ou problemas que você possa ter em relação à sua própria saúde ou à saúde dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *