13 de junho de 2024
Ark Therapeutic Brasil

Como ensinar uma criança a utilizar um canudo?

Ensinar uma criança a utilizar um canudo pode ser uma etapa significativa no desenvolvimento de suas habilidades motoras orais e na transição para uma alimentação mais independente. Este processo facilita a ingestão de líquidos de maneira divertida e eficaz. Além disso, também promove o fortalecimento muscular necessário para a fala e a mastigação.

Neste texto, exploraremos métodos práticos e dicas para ensinar uma criança a beber utilizando canudos, tornando essa aprendizagem uma experiência positiva tanto para os pequenos. Abordaremos tudo o que você precisa saber para transformar o ato de utilizar um canudo em uma habilidade conquistada com sucesso.

Dicas Práticas de Como Ensinar Uma Criança a utilizar um Canudo

1.   Para começar, corte um canudo normal ao meio. Um canudo mais curto é mais fácil de manusear, exigindo também menos força para sugar o líquido.

2.   Mergulhe o canudo em um copo com o líquido preferido da criança, colocando a ponta do dedo indicador sobre o canudo. Dessa forma, você irá manter o líquido no canudo. Retire o canudo do copo, deixando a parte superior dele coberta com a ponta do dedo.

3.   Coloque o canudo nos lábios da criança levemente inclinado para baixo, para que, caso você solte o dedo o líquido, o mesmo escorra para a boca.

Criança bebendo líquido no copo de urso e utilizando um canudo com um Lip Block da ARK Therapeutic.
Criança bebendo líquido no Copo de Urso e com um Lip Block da Ark Therapeutic

4.   Retire a ponta do dedo, permitindo assim que o líquido escorra para a boca da criança. O objetivo aqui, é que a criança compreenda que está sugando o líquido através do canudo. Enquanto você faz isso, diga à criança para “tomar um gole”.

5.   Assim que a criança entender a ideia de que o líquido sai do canudo, instrua-a a fechar os lábios em volta do canudo. Feito isso, quando os lábios estiverem fechados em volta do canudo, solte a ponta do dedo para que o líquido saia. Lembrando que você pode ter que fornecer exercícios de fechamento labial para ajudar a criança com essa habilidade. E, caso você precise de mais informações sobre fechamento labial, confira este artigo e este.

6.   Assim que a criança conseguir fechar os lábios em volta do canudo com facilidade, é hora de ensinar a sugar o líquido do canudo. Dessa forma, coloque o canudo dentro da boca, sem soltar a ponta do dedo do topo do canudo. Quando uma resposta de sucção for iniciada, libere o líquido. Repita rapidamente para que a criança entenda a ideia de beber continuamente.

7.   Continue praticando até que a criança entenda que precisa sugar para obter líquido, depois passe para um canudo normal que não tenha sido cortado ao meio. Isso pode levar um tempo, portanto seja paciente. Para aumentar a dificuldade, uma vez que a criança consiga beber facilmente com um canudo, use milkshakes ou smoothies de frutas. Líquidos mais espessos dão mais trabalho!

Conheça alguns recursos que podem te auxiliar neste processo

Três tipos de copos que ajudam a como ensinar a beber de canudo.
Copos Facilitadores

O Copo de Urso , o  Cip-Kup ou o  Sip-Tip da ARK também podem ser usados ​​para facilitar essa transição, principalmente na hora de introduzir um copo com canudo. Esses conjuntos de copos vêm com uma válvula especial que evita que o líquido retorne ao copo. Em outras palavras, o canudo fica “cheio” e o líquido fica no topo do canudo, então é necessário apenas um pouquinho de esforço para tomar um gole.

Isso facilita e muito o ato de beber para indivíduos com habilidades motoras orais deficientes ou com sucção fraca. Além disso, também torna o aprendizado mais fácil e rápido, pois ajuda as crianças a conseguirem facilmente entender o que precisam fazer para conseguir beber e utilizar um canudo.

Dicas de Como Utilizar os Copos da Ark Therapeutic

  1. Aperte a garrafa (ou pressione a tampa do Sip-Tip) até que o canudo fique cheio de líquido. Em seguida, aperte mais um pouco para demonstrar que o líquido sai através do canudo. Coloque o canudo dentro da boca da criança e esprema uma pequena quantidade de líquido na boca. Repita até que a criança tenha a ideia de que precisa sugar para beber.
  2. Quando a criança estiver pronta, esprema o líquido apenas parcialmente para cima no canudo, parando um pouco abaixo do topo. Desse modo, como o líquido não fica tão alto no canudo, será necessário um pouco mais de esforço para beber.
  3. Assim que a criança se sentir confortável para beber a esta distância, baixe novamente o nível do líquido e repita.
  4. Continue repetindo até que a criança consiga sugar sozinha o líquido através do canudo.

* Texto original escrito por Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP – no Blog Oficial da Ark Therapeutic dos EUA. A Falconn Distribuidora e Importadora é uma empresa que faz parte do grupo da BmB Terapêuticos. A Falconn é a distribuidora oficial da Ark Therapeutic no Brasil. Portanto, ambas as empresas são autorizadas a replicar os conteúdos oficiais da Ark Therapeutic no em português, no Brasil.

Debra C. Lowsky

Sobre a autora do post:

Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP

***Todo o conteúdo deste site, incluindo opinião médica e qualquer outra informação relacionada à saúde, é apenas para fins informativos e não deve ser considerado como um diagnóstico específico ou plano de tratamento para qualquer situação individual. O uso deste site e as informações contidas neste documento não criam uma relação médico-paciente. Sempre procure o conselho direto de seu próprio médico em relação a quaisquer perguntas ou problemas que você possa ter em relação à sua própria saúde ou à saúde dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *