14 de junho de 2024
Ark Therapeutic Brasil

Exercícios de fechamento labial

O fechamento labial (também conhecido como selamento labial) é a capacidade de fechar os lábios em torno de uma colher, canudo, copo, etc. Portanto, também é importante para dizer certos sons da fala, como /p/b/m/, e é um fator na prevenção da baba. Neste texto você irá aprender alguns exercícios de fechamento labial possíveis para fazer com seus pacientes.

Recentemente, trabalhei com uma criança de 9 anos que tem síndrome de Angelman. A mãe perguntava se havia algo que ela pudesse fazer para diminuir a baba. Uma das primeiras coisas que procuro saber ao receber esse tipo de informação, é se a criança tem ou não fechamento labial. A criança não estava fechando os lábios e não podia fazê-lo sob comando, então toquei o Z-Vibe em seus lábios por cerca de 2 a 3 segundos e pronto – imediatamente seus lábios se fecharam. Esperei alguns minutos e repeti o estímulo, e ela fechou os lábios novamente. Concluímos que ela só precisava daquela informação sensorial extra para estar ciente de seus lábios para fechá-los.

Às vezes, um simples aviso como esse provoca o fechamento dos lábios. Outras vezes, você pode precisar praticar mais até que o conceito “pegue” ou até que eles tenham habilidade motora oral para fazê-lo. Na verdade, só depende da criança.

Exercícios com a Ponteira Fina e o Z-vibe

Para praticar ainda mais o fechamento labial, aqui está um dos meus exercícios favoritos:

  1. Primeiro explique à criança o que você vai fazer. Em seguida, demonstre em você mesmo e/ou em um fantoche para maior clareza.
  2. Coloque a ponteira Fine entre o meio dos lábios.
  3. Instrua a criança a apertar a ponta fina com os lábios. Os lábios devem selar e mostrar alguma franzido. E a criança deve usar apenas os lábios (sem morder a ponta) para que os lábios façam todo o trabalho.
  4. Repita isso em incrementos em direção ao canto da boca para um lado.
  5. Repita para do outro lado da boca.

Fazer isso em ambos os cantos da boca garante que você esteja trabalhando em toda a extensão dos lábios (algumas crianças tendem a ter vazamentos nos cantos dos lábios, por exemplo). 

Exercícios com a Ponteira Bite-N-Chew XL

Se este exercício for muito difícil, experimente-o com a ponteira Bite-n-Chew XL . Essa ponteira tem um diâmetro maior e por isso é mais fácil fechar os lábios ao redor dela.

Outra maneira divertida de trabalhar o fechamento labial (e o arredondamento labial, que é importante para sons de “oh”, por exemplo) é com a ponteira Pirulito – Popette:

  1. A ponteira Popette é um adaptador que permite usar pirulitos com o Z-Vibe. Para isso, basta girar a ponta Popette na alça Z-Vibe como qualquer outro acessório de ponteira. Em seguida, pressione a haste de um pirulito na ponta da popette (você pode cortar a haste do pirulito se for muito longa).
  2. Coloque o pirulito logo dentro da boca da criança. Em seguida, deixe-o provar rapidamente.
  3. Agora, oriente a criança a fechar os lábios sobre o pirulito (para que o doce fique dentro da boca).
  4. Puxe suavemente o pirulito e instrua a criança a manter os lábios fechados. Em seguida, diga: “Não me deixe tirar isso da sua boca!”
  5. Faça cerca de 10 puxões suaves. Então dê-lhes a chance de engolir. Em seguida, repita mais duas vezes. Se necessário, use a mão oposta para apoiar o queixo/mandíbula.

Este exercício ajuda a estimular a força, o fechamento e o arredondamento dos lábios. Para mais exercícios como esses, confira o livro Z-Vibe.


* Texto original escrito por Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP – no Blog Oficial da Ark Therapeutic dos EUA. A Falconn Distribuidora e Importadora é uma empresa que faz parte do grupo da BmB Terapêuticos. A Falconn é a distribuidora oficial da Ark Therapeutic no Brasil. Portanto, ambas as empresas são autorizadas a replicar os conteúdos oficiais da Ark Therapeutic no em português, no Brasil.

Debra C. Lowsky

Sobre a autora do post:

Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP

***Todo o conteúdo deste site, incluindo opinião médica e qualquer outra informação relacionada à saúde, é apenas para fins informativos e não deve ser considerado como um diagnóstico específico ou plano de tratamento para qualquer situação individual. O uso deste site e as informações contidas neste documento não criam uma relação médico-paciente. Sempre procure o conselho direto de seu próprio médico em relação a quaisquer perguntas ou problemas que você possa ter em relação à sua própria saúde ou à saúde dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *