14 de junho de 2024
Ark Therapeutic Brasil

Exercícios motores orais divertidos e comestíveis para crianças

Introduzir exercícios motores orais às crianças pode parecer uma tarefa desafiadora, mas quando combinamos a diversão com elementos comestíveis, transformamos o aprendizado em uma aventura saborosa. Este texto explora uma série de atividades lúdicas e deliciosas que não só engajam os pequenos em práticas benéficas para o desenvolvimento de suas habilidades orais, mas também promovem uma experiência positiva e interativa com a comida.

Desde fortalecer os músculos necessários para a fala até melhorar a mastigação e a deglutição, os exercícios motores orais que apresentaremos são perfeitos para os profissionais que buscam maneiras criativas e eficazes de apoiar o crescimento. Prepare-se para descobrir como tornar a hora do exercício tão apetitosa quanto educativa!

Incorporar guloseimas saborosas em suas sessões de terapia motora oral é uma ótima maneira de despertar o interesse e aumentar a atenção. Dito isso, contando que não haja alergias alimentares, as guloseimas a seguir irão adoçar seus esforços para melhorar a elevação, a força e a lateralização da língua. Em conjunto também com a consciência oral, o fechamento labial e muito mais.

Como usar os pirulitos de forma terapêutica?

Qualquer marca serve. Dou aos meus filhos duas opções de sabores e deixo-os escolher uma para trabalhar. Duas escolhas são suficientes para lhes dar algum controle sobre a situação e permitir que tenham um papel mais ativo no que estamos fazendo.

Você pode usar apenas os pirulitos. Mas para meus filhos que têm problemas de integração sensorial, gosto de usar o Z-Vibe com a ponteira Popette. Com essa ponteira em específico, consigo obter informações táteis e proprioceptivas adicionais que eles precisam. 

Contudo, o Z-Vibe é uma ferramenta motora oral vibratória que ajuda a aumentar o foco e chamar mais atenção para partes específicas da boca, enquanto a Ponteira Popette permite usá-lo com pirulitos, Toothettes ou Swabs.

Para fortalecer os lábios

Peça à criança que rodeie os lábios em volta do pirulito e aperte. Repita 3 vezes. Contudo, caso você deseje aumentar a dificuldade, peça para ele apertar e segurar por 3 segundos.

Exercícios motores orais divertidos e comestíveis para crianças
Ponteira Pirulito e o Z-Vibe

Para extensão dos lábios

Segurando o pirulito bem na frente da boca, peça à criança que franza os lábios para beijar o pirulito. Repita de 3 à 5 vezes.

Para movimentar e fechar os lábios

Segure o pirulito bem na frente dos lábios e para o lado, após isso instrua o indivíduo a franzir os lábios como se fosse dar um beijo e, em seguida, deslize o beijo para tocar o pirulito. Repita em ambos os lados 3 vezes.

Para consciência da língua

Pressione suavemente o pirulito na superfície da língua e solte, repetindo 3 vezes.

Para fortalecer a língua

Pressione suavemente o pirulito na superfície da língua, instruindo a criança a empurrar o pirulito com a língua para obter resistência. Logo após, repita 3 vezes.

Para movimentar a língua

Esfregue o pirulito nos lábios para que fiquem pegajosos. Logo, peça à criança que lamba o sabor com a língua (não com os lábios), pois é uma ótima maneira de movimentar a língua e praticar a remoção de partículas de comida dos lábios.

Para lateralização da língua

Esfregue o pirulito em um canto da boca e depois no outro, em seguida peça à criança que lamba os dois cantos e repita, fazendo a língua se mover de um lado para o outro.

Exercícios motores orais divertidos e comestíveis para crianças

Para dissociação de língua e mandíbula

Peça à criança que coloque a língua para fora para tocar o pirulito, fazendo isso sem tocar nos dentes ou lábios. Em seguida repita mais duas vezes.

Para perceber as bochechas

Esfregue o pirulito dentro da área das bochechas em ambos os lados.

Para fortalecer as bochechas

Coloque um pirulito na região das bochechas, em seguida instrua a criança a apertar a bochecha em volta dele. Relaxe e repita 3 vezes, logo após, passe para a outra bochecha.

Sessão de Terapia Usando Cereais

Um grande auxiliador para minhas sessões de terapia. Sempre tenho um recipiente de cereais junto dos meus materiais, pois gosto de usar em exercícios motores orais para as crianças. Como fazer:

  • Coloque um cereal na ponta da língua e em seguida peça à criança que toque o cereal na crista alveolar (o céu da boca logo atrás dos dentes frontais superiores). Faça com que ele segure assim o máximo que puder, trabalhando até 30 segundos. O cereal atua como uma dica tátil e um incentivo para a elevação da ponta da língua.
  • Gosto de usar a Ponteira Fine com o Z-Vibe para facilitar isso – coloque um Cereal na ponta da Ponteira Fine e toque-o na crista alveolar, instruindo assim o indivíduo a segurá-lo ali com a língua.
  • Você também pode colocar um cereal na parte de trás da língua como uma dica tátil para a elevação da parte de trás da língua.
Exercícios motores orais divertidos e comestíveis para crianças
Z-Vibe e seu uso com a Ponteira Fine

Como podemos utilizar o reforçador?

A manteiga de amendoim é um ótimo reforçador, porém como não é tão comum no Brasil. Você pode utilizar outro alimento pegajoso que a criança goste e, dessa forma, utilizar ele como um reforçador, por exemplo: frutas amassadas, Nutella, mingau ou Danone.

Você pode colocar esse alimento em qualquer instrumento de fala que estiver usando, aumentando assim a aceitação oral. Para fortalecer a língua, coloque um pouco do reforçador no céu da boca da criança, logo em seguida faça com que ele chupe para realmente trabalhar a língua.

O profissional também pode colocar um pouco de manteiga de amendoin em qualquer lugar da boca – nas bochechas, praticando dessa forma a remoção de alimentos, na crista alveolar para elevação da língua, nos cantos da boca para lateralização da língua, etc. Após realizar toda a ação, deixe a criança lamber as costas da colher para dissociar a língua e a mandíbula.

Líquidos

Beber com canudinho é um dos MELHORES exercícios motores orais que você pode fazer. Se eu tenho um paciente com tônus ​​​​baixo ou protrusão / impulso da língua, a primeira coisa que faço é colocá-lo utilizando canudos, por exemplo com um Lip Blok.

Experimente beber de um canudo, prestando atenção em como ele força sua língua a se retrair, suas bochechas a se contraírem e seus lábios a se fecharem.

Exercícios motores orais divertidos e comestíveis para crianças

Para aproveitar ao máximo a bebida com um canudo use um Lip Blok, garantindo assim que a criança não morda o canudo e também tenha estabilidade. 

O ideal é ter apenas uma pequena porção do objeto dentro da boca, tendo assim uma postura oral correta, fazendo com que os lábios, a língua e as bochechas trabalhem mais.

Você pode conferir as bochechas e os lábios realmente funcionando na foto ao lado! Para saber mais sobre Lip Bloks, clique aqui.

Caso você sinta que deve aumentar a dificuldade, você pode usar líquidos mais espessos, por exemplo milkshakes, suco misturado com purê de maçã ou qualquer líquido engrossado.

Dicas extras

  • Para aumentar a força da mandíbula, incorpore alimentos mais difíceis de mastigar na dieta da criança, como por exemplo cenouras, aipo, maçãs, alimentos mastigáveis, etc. Esta também é uma estratégia eficaz para crianças que rangem os dentes, mordem as mãos, os nós dos dedos, camisas, etc. Mas certifique-se de que eles estejam mastigando completamente a comida. Conte junto com a criança quantas mastigações são necessárias para quebrar completamente o alimento, ajudando com que eles mastiguem da forma correta.
  • Mergulhe todos os utensílios que estiver usando em bebidas frias, raspadinhas, etc, pois o frio ajuda a aumentar a atenção.
  • Não tenha medo de bagunçar ao fazer qualquer exercício motor oral para crianças!

* Texto original escrito por Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP – no Blog Oficial da Ark Therapeutic dos EUA. A Falconn Distribuidora e Importadora é uma empresa que faz parte do grupo da BmB Terapêuticos. A Falconn é a distribuidora oficial da Ark Therapeutic no Brasil. Portanto, ambas as empresas são autorizadas a replicar os conteúdos oficiais da Ark Therapeutic no em português, no Brasil.

Debra C. Lowsky

Sobre a autora do post:

Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP

***Todo o conteúdo deste site, incluindo opinião médica e qualquer outra informação relacionada à saúde, é apenas para fins informativos e não deve ser considerado como um diagnóstico específico ou plano de tratamento para qualquer situação individual. O uso deste site e as informações contidas neste documento não criam uma relação médico-paciente. Sempre procure o conselho direto de seu próprio médico em relação a quaisquer perguntas ou problemas que você possa ter em relação à sua própria saúde ou à saúde dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *