13 de junho de 2024
Ark Therapeutic Brasil

Exercícios motores orais para estalar a língua

Estalar a língua é meu exercício motor oral favorito. Eles são uma maneira divertida e fácil de trabalhar o posicionamento da língua, o tom oral, a elevação e o controle da ponta da língua, além da dissociação da língua e da mandíbula (habilidades necessárias para a fala, alimentação e desenvolvimento motor oral adequados).

Exercícios motores orais para estalar a língua

Você sabe como funciona o processo de administrar os alimentos por via oral?

A capacidade de administrar os alimentos por via oral requer muito mais habilidade do que a maioria das pessoas imagina. Experimente dar uma mordida em alguma coisa agora mesmo, prestando atenção no que sua língua está fazendo e como ela manipula a comida. Assim que a mordida estiver totalmente mastigada, sua língua a transformará em uma bola (bolus). Em seguida, ele posicionará o bolo alimentar no topo do meio da língua, levantará a língua até o palato e depois o apertará na parte de trás da língua. Uma vez que atinge a parte de trás da língua, provoca uma deglutição. Há muita coisa acontecendo! Contudo, concluímos que fazer estalos de língua é uma ótima maneira de exercitar a língua, desenvolver o tônus ​​oral e praticar movimentos controlados e coordenados.

Os estalos de língua também atuam na coordenação necessária para a fala e articulação adequadas. Por exemplo, muitos sons da fala requerem a dissociação da língua e da mandíbula, ou a capacidade da língua de trabalhar independentemente da mandíbula. Dessa forma, tente dizer “la la la” agora mesmo, prestando atenção no que sua língua e mandíbula estão fazendo. A ponta da língua deve elevar-se até a crista alveolar, que fica logo atrás dos dentes frontais superiores, e a mandíbula deve estar estável.

Os exercícios de estalar a língua funcionarão tanto para elevar a ponta da língua quanto para ensiná-la a trabalhar separadamente da mandíbula. Eles também trabalham as margens posteriores da língua, forçando-as a entrar em contato com os dentes posteriores superiores. Portanto, é desse contato que produzimos alguns sons da fala.

Como ensinar o “estalar da língua”?

Para estalar a língua, instrua o indivíduo a colocar a ponta da língua na crista alveolar (atrás dos dentes anteriores superiores). Em seguida, sugue a língua até o palato, segurando-a ali por uma fração de segundo antes de baixá-la. Demonstre fazendo você mesmo e em um fantoche. Usar um espelho sempre ajuda. Pode demorar um pouco até que eles façam um bom som de estalo, então seja paciente. 


* Texto original escrito por Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP – no Blog Oficial da Ark Therapeutic dos EUA. A Falconn Distribuidora e Importadora é uma empresa que faz parte do grupo da BmB Terapêuticos. A Falconn é a distribuidora oficial da Ark Therapeutic no Brasil. Portanto, ambas as empresas são autorizadas a replicar os conteúdos oficiais da Ark Therapeutic no em português, no Brasil.

Debra C. Lowsky

Sobre a autora do post:

Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP

***Todo o conteúdo deste site, incluindo opinião médica e qualquer outra informação relacionada à saúde, é apenas para fins informativos e não deve ser considerado como um diagnóstico específico ou plano de tratamento para qualquer situação individual. O uso deste site e as informações contidas neste documento não criam uma relação médico-paciente. Sempre procure o conselho direto de seu próprio médico em relação a quaisquer perguntas ou problemas que você possa ter em relação à sua própria saúde ou à saúde dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *