14 de junho de 2024
AlimentaçãoArk Therapeutic Brasil

Exercícios para melhorar a Lateralização da Língua

Como os exercícios de giro do tronco podem melhorar a lateralização da língua

A lateralização da língua é a capacidade de mover a língua de um lado para o outro dentro da boca. É uma habilidade importante para a terapia e o desenvolvimento alimentar, pois a língua se lateraliza para manipular o alimento para ser mastigado e formar uma bola (ou bolo) antes de engolir. É também assim que retiramos os restos de partículas de comida das bochechas, ao redor das gengivas e dentes e nos lábios.

Profissional fonoaudióloga realizando exercícios para promover a lateralização da língua em uma criança
Exercícios de Lateralização da Língua com o Uso do Z-Vibe

Existem várias maneiras de “testar” o movimento de lateralização. Peça à criança que imite você “balançando” a língua. Ou coloque Z-Vibe no canto da boca de cada lado e peça à criança que toque com a ponta da língua. Na foto ao lado, por exemplo, estou fazendo isso com a ponteira Preefer. Você também pode colocar a Z-vibe com a ponteira Probe no meio do lábio inferior e peça para a criança tocá-la com a ponta da língua. Em seguida, movimente-a em incrementos até o canto da boca, solicitando que ele a toque com a ponta da língua em cada incremento, pois isso fornece uma dica tátil para a língua seguir.

O desenvolvimento dos sons da fala não dependem deste tipo de movimento

Sim, os lados da língua precisam fazer contato com os dentes posteriores superiores para fonemas como sh, ch, etc., mas nenhum som da fala é produzido com a lateralização da língua. Portanto, este movimento é estritamente utilizado para alimentação. Então observe a criança comendo. Fique realmente em posição de ter uma boa visão da cavidade oral. Enfatize demais a mastigação, fazendo um som de “yum-yum”. A comida está sendo movida de um lado para o outro? Que tipo de comida a criança está mastigando? É um purê? É macio? Está Picado? Talvez a criança não esteja comendo alimentos mais difíceis de mastigar porque não consegue lateralizar. Algumas crianças só conseguem lateralizar para um lado. Eu sei que isso é intrigante, mas de vez em quando isso acontece comigo na terapia. Por isso, fique atento à lateralização da língua para ambos os lados.

Para ensinar o conceito de lateralização da língua, costumo começar com exercícios de giro do tronco. A ideia aqui é iniciar a motricidade grossa e ensinar a criança a cruzar a linha média, movendo fisicamente os braços de um lado para o outro. Depois que a criança entende esse conceito de movimento de um lado para o outro, fica muito mais fácil para ela entender esse conceito em menor escala dentro da boca. Por exemplo, em alguns casos, observei que a lateralização da língua começa a se desenvolver depois de virarmos o tronco por três semanas (COM os pais realizando este exercício em casa – muito importante).

Siga o exercício abaixo com seu paciente:

  1. No início, sente-se atrás da criança para poder direcionar melhor seus movimentos. Coloque a criança sentada de costas para você, entre as pernas.
  2. Você pode usar peças de quebra-cabeça, blocos de construção, etc.
  3. Coloque a atividade diretamente entre as pernas da criança (certifique-se de que o jogo não seja muito grande) e coloque os pinos no lado esquerdo, perto do quadril. Você quer que os pinos/peças estejam longe o suficiente para a esquerda para que ele realmente tenha que estender o braço através do corpo (também conhecido como linha média) para pegá-los com a mão direita.
  4. O que faço é segurar a mão esquerda para que ele só possa usar a mão direita. Assim que ele retornar à posição da linha média, ele poderá passar a peça/peça para a outra mão.
  5. Repita cerca de 15 vezes. Em seguida, repita com pinos no lado direito/quadril, estendendo a mão esquerda por todo o corpo.
  6. A prática em casa é obrigatória! Se os pais/responsáveis ​​não estiverem presentes na terapia, faça um vídeo explicando a atividade e envie por e-mail para eles.

Para atividades relacionadas, confira este artigo sobre exercícios motores orais e este sobre atividades motoras orais divertidas com alimentos.


* Texto original escrito por Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP – no Blog Oficial da Ark Therapeutic dos EUA. A Falconn Distribuidora e Importadora é uma empresa que faz parte do grupo da BmB Terapêuticos, e a mesma é a distribuidora oficial da Ark Therapeutic no Brasil. Ambas as empresas são autorizadas a replicar os conteúdos oficiais da Ark Therapeutic no em português, no Brasil.

Debra C. Lowsky

Sobre a autora do post:

Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP

***Todo o conteúdo deste site, incluindo opinião médica e qualquer outra informação relacionada à saúde, é apenas para fins informativos e não deve ser considerado como um diagnóstico específico ou plano de tratamento para qualquer situação individual. O uso deste site e as informações contidas neste documento não criam uma relação médico-paciente. Sempre procure o conselho direto de seu próprio médico em relação a quaisquer perguntas ou problemas que você possa ter em relação à sua própria saúde ou à saúde dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *