21 de julho de 2024
Ark Therapeutic Brasil

Isolando a elevação da parte posterior da língua para os sons K, G e Y

Neste post, Debra conta como faz para isolar a elevação da parte posterior da língua com seus pacientes. Para os sons K, G e Y, a parte posterior da língua eleva-se até o palato. Um dos meus “truques” favoritos para ajudar na elevação da parte posterior da língua é usar o Z-Vibe com a ponteira de colher dura.

Isolando a elevação da parte posterior da língua para K, G e Y

Coloque a parte de trás da ponteira da colher na ponta da língua e peça à criança que diga o som. Contudo, ao segurar a ponteira da língua com um sinal tátil, você garante que apenas a parte posterior da língua será capaz de se elevar. Mas, muitas vezes, as crianças terão dificuldade em distinguir entre usar a ponta da língua para /t/d/n/l/ e a parte de trás da língua para /k/g/y/. Portanto, esta é uma maneira de isolar o movimento da parte posterior da língua para os sons /k/g/y/.

Lembre-se de explicar à criança o que você está prestes a fazer e por quê. Pode fazer maravilhas ajudá-los a se sentirem mais confortáveis, entender o que está acontecendo e ter uma sessão mais produtiva. Caso seja necessário, eu demonstro o exercício/habilidade em um fantoche, na minha mão (sendo minha mão a “língua”) e/ou em mim mesmo.

Por que uma ponteira de colher? Embora a ponta da colher seja tradicionalmente usada na terapia de alimentação , ela também tem “o tamanho certo” para segurar a ponta da língua neste exercício de articulação – grande/larga o suficiente, sem ser muito grande.

Para mais ideias de exercícios Z-Vibe, clique aqui 


* Texto original escrito por Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP – no Blog Oficial da Ark Therapeutic dos EUA. A Falconn Distribuidora e Importadora é uma empresa que faz parte do grupo da BmB Terapêuticos. A Falconn é a distribuidora oficial da Ark Therapeutic no Brasil. Portanto, ambas as empresas são autorizadas a replicar os conteúdos oficiais da Ark Therapeutic no em português, no Brasil.

Debra C. Lowsky

Sobre a autora do post:

Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP

***Todo o conteúdo deste site, incluindo opinião médica e qualquer outra informação relacionada à saúde, é apenas para fins informativos e não deve ser considerado como um diagnóstico específico ou plano de tratamento para qualquer situação individual. O uso deste site e as informações contidas neste documento não criam uma relação médico-paciente. Sempre procure o conselho direto de seu próprio médico em relação a quaisquer perguntas ou problemas que você possa ter em relação à sua própria saúde ou à saúde dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *