22 de julho de 2024
Ark Therapeutic Brasil

Massagem gengival para estimulação oral

A massagem gengival é uma maneira simples, mas eficaz, de fornecer estimulação oral a uma grande área de superfície da boca. Esta entrada tátil pode:

  • Trazer ao indivíduo uma sensação boa, o deixando muito calmo e se tornando, dessa forma, agradável.
Massagem gengival para estimulação oral

Por exemplo, certa vez trabalhei com uma criança que mastigava objetos inadequados na sala de aula – mãos, lápis, réguas, etc. Assim, durante a terapia, massageei suas gengivas a cada 10-15 minutos durante a sessão. Com isso, ela se derreteu completamente assim que comecei – ela gostou muito! Em seguida, mostrei aos pais dela como fazer isso em casa e, eventualmente, junto com outras estratégias sensoriais, sua necessidade de mastigar diminuiu.

Maneiras de massagear as gengivas

Irei descrever abaixo o que é mais confortável para mim (destra):

1. Coloque o dedo indicador logo acima dos dentes médios superiores. Em seguida, mova-o pelas gengivas até os molares posteriores direitos e de volta ao ponto de partida. Repita cerca de 3 vezes. Na sequência, repita o mesmo movimento nas gengivas inferiores.

2. Use o polegar para repetir o mesmo movimento do outro lado da boca. Comece acima dos dentes médios superiores e mova o polegar ao longo da gengiva até a área molar posterior esquerda. Logo depois, repita cerca de 3 vezes. Em seguida, faça o mesmo movimento nas gengivas inferiores. 

3. Durante cada etapa, observe a resposta da criança e ajuste-a de acordo. Ele/ela está relaxando? Ótimo! Ele/ela está tenso? Então tente diminuir o número de repetições, aumentando lentamente ao longo do tempo. Mesmo apenas um leve toque, já é um progresso. Anote o progresso e tente ir mais longe na próxima sessão. Repita este exercício várias vezes ao dia, sempre que possível. DEVE ser feito rotineiramente para ter efeito.

Confira outros exemplos de atividades:

Em vez dos dedos, você também pode usar o Z-Vibe com ponteira de escova macia , pois ela possui cerdas flexíveis para uma massagem suave. Se ativada, a vibração suave do Z-Vibe fornece informações sensoriais e consciência adicionais.

GrabbersMordedores Y,  colares para mastigar e/ou mordedor para lápis da ARK são outra forma segura de fornecer estimulação oral. Essas ferramentas de mastigação, em particular, têm extensões longas que podem alcançar os molares posteriores para entrada proprioceptiva na mandíbula. Contudo, as versões texturizadas fornecem feedback sensorial adicional e vêm em três níveis de resistência codificados por cores para mastigação leve a moderada a ávida.

Caso você não consiga entrar na boca para massagear as gengivas, tente fazê-lo primeiro fora da boca (nas bochechas, onde estão as gengivas). E não deixe de ler este artigo sobre defensividade oral.


* Texto original escrito por Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP – no Blog Oficial da Ark Therapeutic dos EUA. A Falconn Distribuidora e Importadora é uma empresa que faz parte do grupo da BmB Terapêuticos. A Falconn é a distribuidora oficial da Ark Therapeutic no Brasil. Portanto, ambas as empresas são autorizadas a replicar os conteúdos oficiais da Ark Therapeutic no em português, no Brasil.

Debra C. Lowsky

Sobre a autora do post:

Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP

***Todo o conteúdo deste site, incluindo opinião médica e qualquer outra informação relacionada à saúde, é apenas para fins informativos e não deve ser considerado como um diagnóstico específico ou plano de tratamento para qualquer situação individual. O uso deste site e as informações contidas neste documento não criam uma relação médico-paciente. Sempre procure o conselho direto de seu próprio médico em relação a quaisquer perguntas ou problemas que você possa ter em relação à sua própria saúde ou à saúde dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *