14 de junho de 2024
Ark Therapeutic Brasil

Como melhorar as habilidades motoras orais utilizando os canudos

Você sabe qual seria uma das primeiras formas de melhorar as habilidades motoras orais de uma criança? Sempre que um pai me pergunta o que pode fazer para melhorar as habilidades motoras orais de seu filho, uma das minhas primeiras perguntas geralmente é: eles já estão bebendo com canudinho?

Beber com canudo é uma forma muito simples, mas eficaz, de melhorar as habilidades motoras orais. Ele atua no selamento labial, na retração da língua, na força das bochechas, na posição correta da mandíbula, na coordenação sugar-engolir-respirar, deglutições consecutivas e muito mais. Portanto, o ato de sugar ou chupar também pode ajudar alguns indivíduos a se organizarem, aumentarem sua atenção e se acalmarem.

Com qual idade se pode começar a utilizar um canudo?

O uso do canudo geralmente começa por volta dos 8 a 10 meses de idade. Uma maneira fácil de ensinar iniciantes é com o Copo de Urso, que possui uma válvula especial que mantém os líquidos no topo do canudo (portanto, é necessário apenas um pequeno esforço para beber). Ou as crianças mais velhas podem preferir o Cip-Kup, que funciona da mesma maneira, mas tem um design mais “adulto”. 

Quer saber mais informações sobre como ensinar a beber com canudo? Clique aqui.

melhorar as habilidades motoras orais usando canudos
Criança Utilizando o Copo de Urso da Ark Therapeutic

Confira as dicas de como ensinar a criança a beber usando um canudo

Fazer a criança beber apenas com um canudo comum é um grande passo. No entanto, existem muitas outras atividades com canudo que você pode realizar para obter ainda mais benefícios motores orais, confira:

  • Utilize um Lip Blok – Os Lip Blok são pontas de canudo que trabalham naturalmente os músculos da boca e estimulam o posicionamento oral adequado (retração da língua, tensão nas bochechas e fechamento dos lábios). Portanto, eles também evitam que o canudo entre muito na boca e desencorajam morder o canudo para estabilidade.
  • Beba líquidos mais espessos (como um milkshake) – serão mais difíceis de sugar pelo canudo, então os lábios, bochechas e língua terão que ficar mais tensos e trabalhar mais para puxar o canudo.
  • Beba com canudos curvos e flexíveis – quanto mais voltas e dobras, mais longe o líquido terá que ir e mais difícil será sugar. Além disso, eles são divertidos!

O ideal é que menos de 1 cm do canudo esteja dentro da boca enquanto a criança bebe. Nesta posição, o líquido é depositado na parte frontal da boca, onde é mais fácil de administrar e tem menos probabilidade de causar tosse/aspiração. Além disso, você também consegue um melhor treino motor oral (a língua retrai mais, os lábios selam melhor e as bochechas ficam mais tensas).

No entanto, a maioria das crianças coloca uma parte muito maior do canudo na boca. Para testar isso: faça a criança beber com um canudo comum. Quando o canudo estiver na boca, aperte-o logo antes dos lábios, retire-o da boca e observe quanto do canudo estava dentro da boca.

Se for maior que 0,6 cm, você pode usar esta  Ponta de Canudo para treinar gradativamente a boca para colocar cada vez menos o canudo dentro da boca. E para ainda mais ideias motoras orais, Clique aqui.


* Texto original escrito por Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP – no Blog Oficial da Ark Therapeutic dos EUA. A Falconn Distribuidora e Importadora é uma empresa que faz parte do grupo da BmB Terapêuticos, e a mesma é a distribuidora oficial da Ark Therapeutic no Brasil. Ambas as empresas são autorizadas a replicar os conteúdos oficiais da Ark Therapeutic no em português, no Brasil.

Debra C. Lowsky

Sobre a autora do post:

Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP

***Todo o conteúdo deste site, incluindo opinião médica e qualquer outra informação relacionada à saúde, é apenas para fins informativos e não deve ser considerado como um diagnóstico específico ou plano de tratamento para qualquer situação individual. O uso deste site e as informações contidas neste documento não criam uma relação médico-paciente. Sempre procure o conselho direto de seu próprio médico em relação a quaisquer perguntas ou problemas que você possa ter em relação à sua própria saúde ou à saúde dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *