14 de junho de 2024
Ark Therapeutic Brasil

Salivação Excessiva – Encontrando a causa raiz do problema

A salivação excessiva, comumente referida como “baba”, pode ser uma fonte de preocupação e desconforto tanto para crianças quanto para adultos, afetando não apenas o bem-estar físico, mas também o emocional e social. Encontrar a causa raiz desse problema é crucial para desenvolver uma abordagem eficaz de tratamento e melhorar significativamente a qualidade de vida do indivíduo. Neste texto, mergulharemos nas possíveis causas da salivação excessiva, explorando desde questões fisiológicas até condições médicas subjacentes. Ao compreender os fatores que contribuem para a baba, podemos adotar estratégias direcionadas que vão além do tratamento dos sintomas, visando uma solução duradoura e abrangente para esse desafio.

Pergunta: Eu estava vendo algumas ferramentas e vídeos do seu site. Tenho uma filha de 9 anos com tom baixo no rosto e salivação periódica. Levei-a a vários fonoaudiólogos da região para obter ajuda com esse problema e a maioria diz para lembrá-la de engolir. Agora ela tem 9 anos e ainda tem esse problema – lembrá-la não parece ajudar. O dentista disse que talvez fortalecer os músculos da mastigação e da mandíbula possa ajudar. Acho que também pode haver um problema em fechar os lábios, pelo que posso ver nos vídeos do seu site. Não creio que na maioria das vezes ela perceba que também está babando. O Z-Vibe, etc. Ajudaria? Qualquer sugestão ajuda.  


Se lembrá-la de engolir ainda não funcionou para parar de babar, então não vai funcionar, pois provavelmente essa não é a causa raiz do problema.

O que pode causar a baba?

A baba pode ser causada por muitas coisas diferentes. Por exemplo, foi mencionado que ela não percebe que está babando – isso pode ser verdade. Às vezes, as crianças ficam limitadas ou sem consciência da boca, o que significa que não conseguem sentir a saliva. E se não conseguirem sentir, não saberão engolir.

Existem algumas estratégias que você pode tentar para “acordar” a boca, por assim dizer (inclusive usando o  Z-Vibe). Para mais informações sobre essas estratégias, clique aqui.

Também pode ser um problema motor oral. Assim como seu dentista sugeriu, ela pode não ter a força necessária para manter a mandíbula fechada. Nesse caso, o mordedor sensorial Grabber é uma ferramenta de mastigação que utilizamos para ajudar a aumentar a força da mandíbula. Sugerimos que comece com o vermelho, pois é mais macio e avance para o verde, que é o mais firme. 

Outra opção é mordedor sensorial Y, sugerimos que comece com azul, pois é o mais macio e avance para o laranja ou turquesa, que são os mais firmes. Para exercícios de fortalecimento da mandíbula, clique aqui.

Para ideias sobre como melhorar o fechamento labial, bem como outras habilidades motoras orais:

Exercícios motores orais com o Z-Vibe

Auxiliando no fechamento labial com o Y-Chew

Exercícios Motores Orais

Exercícios motores orais utilizando comida

Quais as recomendações?

A melhor recomendação seria encontrar um fonoaudiólogo que tenha experiência motora oral, pois ele pode avaliar se a salivação está relacionada à motricidade oral ou sensorial. As vezes também pode ser uma combinação dos dois.

Às vezes, a baixa consciência/tônus ​​na boca é um sinal de baixo tônus ​​em outras partes do corpo, portanto, uma avaliação com um terapeuta ocupacional (TO) também seria uma boa ideia. O TO será capaz de identificar ou descartar quaisquer problemas de postura, controle de tronco, força, etc.

Para mais possíveis causas de salivação e estratégias de tratamento, clique aqui.

Embora eu não possa saber exatamente qual é a causa sem avaliá-la pessoalmente, espero que o que foi dito acima lhe dê alguma orientação. Seus instintos certamente estão certos – exemplo clássico de mãe que sabe o que é melhor!


* Texto original escrito por Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP – no Blog Oficial da Ark Therapeutic dos EUA. A Falconn Distribuidora e Importadora é uma empresa que faz parte do grupo da BmB Terapêuticos. A Falconn é a distribuidora oficial da Ark Therapeutic no Brasil. Portanto, ambas as empresas são autorizadas a replicar os conteúdos oficiais da Ark Therapeutic no em português, no Brasil.

Debra C. Lowsky

Sobre a autora do post:

Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP

***Todo o conteúdo deste site, incluindo opinião médica e qualquer outra informação relacionada à saúde, é apenas para fins informativos e não deve ser considerado como um diagnóstico específico ou plano de tratamento para qualquer situação individual. O uso deste site e as informações contidas neste documento não criam uma relação médico-paciente. Sempre procure o conselho direto de seu próprio médico em relação a quaisquer perguntas ou problemas que você possa ter em relação à sua própria saúde ou à saúde dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *